segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Evite (se puder) comprar smartphones das operadoras


Essa personalização não é realmente ruim, exceto nos casos extremos como o citado acima. A consequência disso é que afeta os usuários profundamente. Smartphones como os com sistema operacional Symbian e Android, recebem atualizações frequentes. Desde pequenas correções de bugs até mudanças drásticas no visual e recursos, melhorando muito o uso desses aparelhos.

Só que a atualização é desenvolvida e distribuída pelos fabricantes (Nokia, LG, Samsung, Sony Ericsson, etc.) e eles as criam para aparelhos sem personalizações das operadoras. Depois de pronta essa atualização, o fabricante pode liberá-la para o público, mas apenas para aqueles que têm aparelhos sem as modificações das operadoras, porque essas modificações não foram testadas com o novo software ainda.

Os fabricantes e as operadoras trabalham juntos para testar e liberar o update para os celulares, mas no mínimo, isso adia a disponibilidade dessa atualização. Em geral, demoram algumas semanas para liberar o software dos celulares de operadoras, depois que foi liberado para aparelhos genéricos (não confunda com piratas: são chamados genéricos os que são vendidos em lojas, sem vínculo algum com operadoras). Também chegam ao extremo de simplesmente não liberarem a atualização para alguns aparelhos, não sei se por desinteresse de uma das partes ou falta de viabilidade técnica ou econômica.

Quem parece estar imune a esse problema é o iPhone, que consegue impor as rígidas regras da Apple, não tendo grandes modificações por operadoras e, que eu saiba, tendo suas atualizações liberadas por igual para todos os aparelhos, sem distinção de origem.

Esse cuidado vale para alguns celulares comprados em lojas de varejo, que têm a personalização da operadora mesmo sendo desbloqueado e desvinculado dela. Isso ocorre porque as operadoras querem divulgar seu nome, muitas vezes dando desconto no celular mesmo sem contratar seus serviços. A própria loja da Nokia online, que vende aparelhos sem modificações, também vende um ou outro celular "da operadora tal", que vem com a personalização desta e tem um preço mais em conta.

O preço baixo desses celulares avulsos e as ofertas de preços de aparelhos junto com a aquisicao de planos é que torna a tarefa de resistir mais difícil. Mas se conseguir, evite mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário