domingo, 25 de julho de 2010

Teste: ABBY Foto Translate, para traduzir apenas tirando uma foto



O Foto Translate está disponível, basicamente, em duas versões: uma que traduz várias línguas para o inglês e outra onde se traduz de um idioma para outro.



Começamos com as configurações principais, como vemos abaixo: ligar ou desligar o flash de acordo com as condições, usar o telefone em modo paisagem, retrato ou de acordo com sua posição (definida quando o aparelho tem um acelerômetro) e por fim, para a versão multi-idioma, as línguas que serão usadas.

abby_foto_translate_0001abby_foto_translate_0001abby_foto_translate_0001

Então você vê como na primeira imagem abaixo, que tem essa linha guia para centralizar nossa foto. Na segunda imagem, vemos uma foto sendo processada e em seguida já temos a tela de resultado.

abby_foto_translate_0001abby_foto_translate_0001abby_foto_translate_0001

A palavra identificada pelo programa aparece com uma moldura, uma linha branda a sua volta, já mostrando seu significado abaixo. Se outras palavras forem identificadas, basta usar o direcional para ir de uma a outra. Para navegar pelo significado, basta selecionar a palavra desejada.

abby_foto_translate_0001abby_foto_translate_0001

Fizemos testes com as duas versões do Foto Translate. A primeira foi a versão do inglês para o espanhol. Essa já ajuda muito quem não fala o primeiro idioma, já que, apesar das diferenças, o espanhol é mais natural pra nós. Na primeira imagem abaixo vemos um erro do programa. Ele identifica apenas parte da palavra, parecendo estar tentando uma aproximação. Mas isso é pouco comum e podemos tirar outra foto e tentar novamente.

abby_foto_translate_0001abby_foto_translate_0001abby_foto_translate_0001

Agora veja que legal o uso nesse texto mais extenso. Fomos navegando por diversas palavras, sem erros ou enganos.

abby_foto_translate_0001abby_foto_translate_0001abby_foto_translate_0001abby_foto_translate_0001abby_foto_translate_0001

abby_foto_translate_0001abby_foto_translate_0001abby_foto_translate_0001abby_foto_translate_0001abby_foto_translate_0001

Agora vemos a versão multi-idioma, onde o programa identifica a palavra e a língua a que ela pertence, muitas vezes identificando itens em mais de um idioma.

abby_foto_translate_0001abby_foto_translate_0001abby_foto_translate_0001abby_foto_translate_0001abby_foto_translate_0001

Repare que as três últimas imagens mostram os resultados para a mesma palavra, "corridas". Primeiro vemos a tradução do francês, mas temos uma seta à direita da palavra. Indo para o lado, vemos outras duas opções de tradução em espanhol.



A palavra acima está grafada como "corridas" no plural. Então, primeiro a corrigimos para facilitar. É um jeito prático de reparar os poucos erros do programa ou para achar mais significados.

abby_foto_translate_0001

Conseguimos até tirar fotos da tela do computador. Com a letra pequena de um website, foi mais trabalhoso, mas com a frase escrita no editor de texto, funcionou perfeitamente.

abby_foto_translate_0001abby_foto_translate_0001abby_foto_translate_0001abby_foto_translate_0001

Gostaram? Nós gostamos muito. É muito melhor que procurar cada palavra num dicionário de papel ou mesmo digitá-la em um que esteja em seu celular. Ainda mais com a possibilidade de "navegar" por várias palavras de um mesmo texto.



As versões multi-idioma estão disponíveis em inglês, russo e alemão. Assim podemos traduzir inglês, francês, espanhol, italiano, russo e alemão para um dos 3 idiomas anteriores. Essas versões custam 34,99 dólares.



As versões de uma língua para outra são unidirecionais. Assim podemos escolher o idioma de destino e de origem, com diversas combinações entre os já citados e incluindo o polonês e o ucraniano. Cada uma custa entre 7,99 e 9,99 dólares.



Participe da promoção para ganhar um aplicativo ABBY!



Todas as versões podem ser baixadas para teste e/ou compradas no site da ABBY.

Nenhum comentário:

Postar um comentário