quinta-feira, 8 de abril de 2010

Tudo sobre o novo iPhone OS 4: o que muda?


Primeira coisa: multitarefa. Até que enfim, né? Isso era o principal motivo de argumentos contra o iPhone ser um smartphone, com razão. Agora ele terá o recurso, mostrando os aplicativos abertos na barra inferior ao se apertar o botão home duas vezes, imitando o Dock dos computadores Apple. Parece muito bom e dizem que não acabará de acabar com a bateria do iPhone, por funcionar com APIs para cada tipo de tarefa.
 Active Image
São elas:
- Background Audio: ouvir músicas tocando no iPhone em outros programas, ouvir outros programas em outros programas, como usar o app Pandora para ouvir sua estação enquanto faz outra coisa;
- VoIP: Skype em destaque, podendo receber chamadas mesmo rodando em background;
 Active Image
- Background Location: usar o GPS para localização em segundo plano, podendo ouvir música e ouvir as direções, por exemplo. 
 Active Image
- Push Notifications e Local Notifications: aqui não entendemos bem a diferença, mas sabemos que agora o iPhone receberá notificações diretamente dos aplicativos. Antes elas tinham que ser enviadas para o servidor da Apple e encaminhadas para os telefones;
 Active Image
- Task Completion: típico do multitarefa, quando se pode deixar um aplicativo fazendo uma tarefa enquanto se faz outra coisa;
- Fast App Switching: uma maneira rápida de trocar de aplicações, salvando o estado da app que está sendo deixada.
 
Outra novidade muito boa é a possibilidade de criar pastas, ficando muito mais fácil organizar seus aplicativos. Pode-se fazer isso apenas empilhando os programas desejados no modo de edição da tela inicial. A pasta será criada e nomeada de acordo com o tipo dos apps selecionados, permitindo renomear. Antes podíamos ter 180 aplicativos no iPhone. Com as pastas esse limite fica acima de 2000.
 Active Image
O aplicativo de e-mail também ganhou um tapa, permitindo usar várias contas ao mesmo tempo, incluindo mais de uma conta Exchange, e adicionando a visão unificada, quando vemos uma troca de e-mails como uma conversa (threaded view).
 
Agora também será possível abrir anexos de e-mails direto em aplicativos do celular. Junto a isso a Apple também oferecerá várias funcionalidades para empresas.
 
O iPhone também receberá iBooks, como seu irmão maior recém-lançado, o iPad. E a diversão será aumentada com uma central de jogos, que funcionará como uma rede social, assim como já temos no Xbox (Live) e Playstation (Network), trazendo conquistas (achievements, troféus), amigos, recordes, etc.  
 Active Image
Para estimular mais ainda a produção de aplicativos, Jobs anunciou também o iAd, uma nova plataforma para anúncios avançados no iPhone. Promete não te tirar do aplicativo e ter muitos recursos. 
 
O novo sistema operacional teria 100 novos recursos e estará completamente disponível para iPhone 3GS e iPod Touch 3ª geração. iPhones 3G e iPods de 2ª geração serão atualizados, mas não terão alguns recursos, como a multitarefa. 
 
Steve Jobs também confirmou que não pretende dar suporta para Java ou Flash no iPhone, inclusive ressaltando que os iAds foram feitos em HTML5.
 
Algumas dúvidas ainda permanecem, como o funcionamento preciso da multitarefa. Em pergunta ao final da apresentação, disseram que o usuário não precisará fechar programas. Ou não poderá fechar programas? Eles falam que isso não vai consumir mais bateria, mas e quanto à organização? Será como o Android que faz uma fila dos programas pela ordem de uso, com um limite de aplicativos abertos? Isso é ruim porque tira um pouco o controle do que está sendo usado.
 
As dúvidas serão esclarecidas logo, pois hoje mesmo a versão para desenvolvedores será liberada e o novo sistema chegará para os consumidores no verão americano, que é nosso inverno, sem data precisa.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário