domingo, 20 de setembro de 2009

Teste: Nokia 5800 XpressMusic

Características principais


- Tela de 3,2 polegadas com resolução de 360 x 640 pixels


- Câmera de 3.2 megapixels com autofoco 


- Conexões Wi-fi, GPS, 3G, Bluetooth estéreo e USB


- Serviço musical Comes With Music


- Cartão de memória de 8GB incluído


- Desenho compacto e agradável ao toque


 


Pontos negativos


- Não tem transmissor FM


- Não carrega a bateria por USB


- Serviço musical não é tão ilimitado assim


Active ImageActive ImageActive ImageActive Image


Construção e ergonomia


 


A primeira coisa que se nota no Nokia 5800 é que ele é bem leve. Além disso ele fica muito bem na mão e sua construção, apesar de toda em plástico, é bem firme e compacta. Ao usá-lo na horizontal, digitando no teclado virtual por exemplo, temos a sensação de que ele se encaixa em suas mãos.


 Active ImageActive ImageActive ImageActive Image


Seu desenho é simples e bonito, com as laterais inclinadas, os cantos arredondados e o friso colorido que varia com a incidência da iluminação. Na frente o ponto negativo fica por conta da borda elevada, que sugere o acúmulo de sujeira. Em volta da tela temos os três botões na parte de baixo, dois de discagem e a tecla de menu, e acima da tela a saída de áudio, câmera secundária, sensor de proximidade, sensor de iluminação da tela e a tecla do menu multimídia, sensível ao toque.


 Active ImageActive ImageActive ImageActive Image


No lado esquerdo do celular temos as entradas do cartão de memória e do SIM card. Essas entradas não foram muito felizes. A do cartão microSD é meio "funda", dificultando a colocação e retirada desse sem usar algo pontiagudo para travar ou destravar o cartão. A entrada do chip é ainda pior, sendo necessário enfiar algo como uma caneta em um buraco atrás da bateria para removê-lo. 


Active ImageActive ImageActive Image


No outro lado temos as teclas de volume, que poderiam ser mais destacadas para facilitar o uso sem ter que olhar pra elas, a tecla de bloqueio do celular, que tem tamanho e sensibilidade ótimos, e a tecla da câmera, que não é muito boa para a função, como veremos na parte de fotografia. 


Active ImageActive ImageActive ImageActive Image


No topo do 5800 temos o botão Power, bem definido e com boa resposta, e as entradas para o carregador, cabo USB e fones de ouvido. A ressalva aqui fica por conta do não carregamento da bateria pelo cabo USB, que conta com uma tampa de borracha de fácil manuseio e que não atrapalha a conexão do cabo.


Active ImageActive Image 


Na parte de baixo vemos apenas o microfone e um recesso para a retirada da tampa da bateria, esta com um acabamento emborrachado muito bom. Ela também segura a canetinha, que fica bem presa e é fácil de tirar e guardar. 


Active ImageActive ImageActive Image


A parte de trás do celular, onde se encontra a câmera, tem a tampa da bateria cobrindo toda sua extensão, com um acabamento emborrachado muito agradável e um desenho que lembra sua função musical. 


Active ImageActive ImageActive ImageActive Image 


A impressão geral que tivemos da construção do Nokia 5800 foi muito boa, com peso e tamanho adequados, ele é um aparelho muito gostoso de manusear.






Especificações completas do Nokia 5800 XpressMusic 


Interface e usabilidade


 


Agora veremos o que mais importa no Nokia 5800, que vem com a responsabilidade de colocar a empresa na briga pelos celulares touchscreen e manter o sistema operacional Symbian bem colocado no mercado cada vez mais tumultuado dos smartphones. 


De cara, quem já conhece o sistema se sente em casa, com o desenho geral sem grandes mudanças para a versão "não touch". A tela inicial pode ser usada de três maneiras: com atalhos para contatos, com atalhos para aplicativos e funções ou completamente vazia, apenas mostrando o relógio e outras informações básicas.


Na visualização de aplicativos, temos 4 atalhos personalizáveis no topo, atalho para a busca global, as informações do calendário e do player/rádio FM, se estiver executando algo. Aqui perdemos o atalho para busca de WLAN, existente nos modelos sem tela sensível ao toque.


Active ImageActive ImageActive Image


Na visualização de contatos temos quatro atalhos para contatos selecionados de nossa agenda. A funcionalidade é bem interessante, mas perde-se todas as outras do modo anterior. Independente do layout escolhido, temos atalhos muito úteis na tela inicial, como o que abre a tela com configurações de data e hora ao tocar o relógio.


 Active ImageActive ImageActive ImageActive Image


Voltando à tela inicial, se tocarmos a data que aparece ao lado do relógio, temos um menu suspenso onde podemos acessar o calendário ou mudar o perfil em uso. Para acessar as conexões do celular podemos clicar ao lado do medidor de carga da bateria, no canto superior direito, para ver um ícone que nos leva ao menu de conexões e uma lista do que estiver ativo no momento (Bluetooth, Wi-fi, etc). Ao clicar em uma conexão listada, vamos ao menu dessa conexão. 


Uma falha da tela inicial, independente do modelo escolhido, é que ela não gira ao virar o telefone, ficando sempre na vertical. 


Com o botão central entramos no menu principal, que dá acesso aos principais recursos, ao menu de configurações e aos demais aplicativos do 5800. Aqui vemos um dos pontos mais fracos do celular, pela ausência da rolagem cinética (kinetic scrolling), quando você pode arrastar o dedo na tela na direção oposta do que se quer ver, "jogando" a visualização na direção desejada. A rolagem usando a barra lateral é muito precisa, mas não é tão boa quanto a rolagem cinética. Podemos ainda arrastar o dedo no meio da tela, na direção que queremos ver, mas essa opção não é nada precisa, sendo bastante irregular.


Active ImageActive ImageActive ImageActive Image


A navegação por menus, ícones e listas pode ser um pouco confusa. Onde se encontram ícones, um toque basta para abrir a opção desejada, mas onde temos listas, um toque destaca o item e outro toque realmente o abre.


Um dos pontos mais importantes da usabilidade de um celular touchscreen é o teclado. Nessa área temos os teclados numérico, alfa-numérico, QWERTY, mini QWERTY e reconhecimento de escrita. No 5800 temos todos os tipos, mas com algumas características incomuns. 


Active ImageActive ImageActive ImageActive Image


Das coisas que não gostamos, a primeira é a diferenciação entre o teclado QWERTY na horizontal e na vertical. O teclado grande na horizontal não é acionado pela acelerômetro, ao girar o aparelho. Isso só acontece com o mini teclado QWERTY, que é bem difícil de usar sem a canetinha. O teclado QWERTY tem teclas para acentuação, mas peca pela falta da vírgula sem usar a opção de símbolos.


 Active ImageActive ImageActive ImageActive Image


Outra coisa estranha é quando abrimos um campo numérico para digitar e o celular mostra o QWERTY grande, somente com os números, ao invés de mostrar o teclado numérico. Fora essas observações que são detalhes que dariam mais praticidade, o uso dos teclados é muito bom, com boa resposta, rápidos e fáceis.


Active ImageActive ImageActive Image


Temos ainda a tecla multimídia, posicionada acima da tela, que tem resposta muito boa e aumenta a praticidade no uso das funções dessa área e será  abordada novamente na parte dedicada a ela em nosso teste. 


 Active ImageActive ImageActive ImageActive Image


A função de multitarefa também aparece no 5800, onde podemos segurar a tecla de menu e ver os programas que estão abertos. Infelizmente aqui não temos uma tecla que feche diretamente os programas, precisando entrar no aplicativo desejado e fechá-lo lá de dentro.


Ao tocar a tela sem que o telefone esteja travado, ela se acende, o que é muito prático para o uso contínuo. Outra observação é que o retorno háptico (haptics feedback) que faz o celular reagir ao tocar algum item pode ser feito por sons e vibração. Achamos a vibração um pouco fraca, prejudicando a usabilidade.


A nova interface touch da Nokia ainda está meio imatura, precisando de alguns ajustes para ficar realmente fácil de usar com os dedos. Veremos ainda algumas dificuldades e praticidades dela, mas para seu primeiro celular dessa categoria, nos parece bastante promissora, já trazendo uma usabilidade bem interessante e uma tela com resposta muito boa.






Especificações completas do Nokia 5800 XpressMusic 


Ligações, contatos e mensagens


 


Quando se fala do telefone 5800 não temos do que reclamar. Boa qualidade nas ligações, alto-falantes bons para viva-voz e muitos recursos de registro de chamadas e agenda de contatos.


Active ImageActive ImageActive ImageActive Image


A tela inicial com 4 contatos favoritos é a principal novidade aqui. Ao selecionar um deles, vemos o histórico recente de eventos, troca de mensagens, ligações, e temos atalhos para chamar, mandar mensagem e editar os detalhes do contato.


Active ImageActive ImageActive ImageActive Image


Na agenda de contatos temos as mesmas funcionalidades que os celulares Symbian sem touchscreen, com diversos campos para registrar as informações dos contatos. A ausência de discagem inteligente (smart dial) ainda é sentida no 5800.


Com relação às mensagens também temos as mesmas funcionalidades de antes, com as observações sobre os teclados para a digitação delas. A navegação por mensagens recebidas mostra um pouco da imaturidade da interface, tendo botões pequenos nos cantos da tela para ver a próxima mensagem quando uma já está aberta.


Active ImageActive ImageActive ImageActive Image


Ao criar uma mensagem podemos escrever texto, selecionar um ou mais contatos da agenda e adicionar arquivos de som, imagem e outros, por meio de uma tecla dedicada a isso. Além dessa, temos na parte de baixo da tela a tecla para enviar a mensagem e uma para adicionar contatos.


Com relação aos teclados disponíveis, aqui se aplicam todas as observações citadas anteriormente, sendo que essa área será a que muitas pessoas mais escreverão em um 5800. 


Active ImageActive ImageActive ImageActive Image


Para notificações de eventos perdidos, a luz do botão central que abre o menu principal fica acendendo, como em modelos anteriores da marca. Só achamos que o ritmo desse aviso no 5800 é um pouco lento, dificultando a visualização dos alertas.


 


Multimídia


 


O Nokia 5800 é essencialmente um celular multimídia voltado para diversão. Essa vocação começa com o acesso facilitado aos itens desse tipo, feito pela tecla sensível ao toque presente acima da tela, que abre uma barra de atalhos para música, galeria, compartilhamento online, centro de vídeos e acesso web.


 Active ImageActive Image


Esse atalho é muito interessante e pode ser acionado a qualquer momento, em qualquer tela que você esteja vendo no momento, realmente facilitando o uso de músicas, fotos, vídeos e internet.  


Música


Música está no nome do 5800 e aqui temos o bom e velho player do Symbian em versão touch, sem novidades. A usabilidade é boa, com as opções de organização por artista, álbum, listas de reprodução criadas pelo usuário, gêneros, compositores, podcasts e todas as músicas.


Active ImageActive ImageActive ImageActive Image


O que faz muita falta nessa área é a rolagem cinética, que facilitaria muito a navegação por listas extensas arrastando o dedo por elas. Fora isso temos todas as opções necessárias como tocar aleatoriamente, repetição, equalizador e a fácil adição de músicas a uma lista de reprodução, além da criação de novas playlists.


 Active ImageActive ImageActive Image


Se estiver usando a tela inicial com atalhos de aplicativos, poderá ver o que está tocando nela e acessar o player ao clicar sobre essa informação.


Active ImageActive ImageActive ImageActive Image


O rádio FM também está lá, com os recursos básicos e funcionalidade boa, ele busca as estações disponíveis automaticamente e as salva, permitindo ainda adicionar novas e alterar os nomes.


Veja na continuação do teste, nossa opinião do serviço Comes With Music. 






Especificações completas do Nokia 5800 XpressMusic


Serviço Comes With Music


O Nokia 5800 inaugura no Brasil o novo serviço de música da marca, chamado Comes With Music, significando que o celular "vem com música". Com ele é possível baixar quantas músicas você quiser do acervo da loja musical da Nokia, por um período de 1 ano e ficar com essas músicas para sempre.


 Active ImageActive Image


O serviço funciona muito bem, tanto pelo computador quanto pela loja de música já instalada no celular. O detalhe aqui é que as músicas baixadas por esse serviço só podem ser executadas no celular cadastrado e em um computador. O computador pode ser alterado, inabilitando o que estava cadastrado antes, mas o celular só pode ser esse. Outras limitações são a impossibilidade de usar as músicas do serviço como toque do celular (?) e também não é possível sincronizá-las, mesmo com o aparelho em questão. 


Active ImageActive ImageActive ImageActive Image


É um serviço interessante pela possibilidade de escolher músicas em um acervo de milhões de itens que está crescendo rapidamente e já conta com muitas opções nacionais. Mas o serviço peca pelas limitações, principalmente de uso a longo prazo, onde pode se tornar mais necessário o uso de outros meios de escutar suas músicas, como a troca do celular ou aquisição de um tocador exclusivo.


 Active ImageActive Image


Esse é um dos principais argumentos de venda do serviço pela Nokia, poder ficar com as músicas para sempre. Mas ele se torna mais fraco quando conhecemos o serviço. Será que você conseguirá escutar as músicas por muito tempo com tantas limitações? 


Câmera


Uma câmera de 3.2 megapixels com autofoco e lentes Carl Zeiss é o que temos no Nokia 5800. A interface não mudou muito para os celulares sem a tela sensível ao toque, sendo a maior diferença a mudança da barra lateral com os ícones dos recursos, que agora são mostrados por um ícone na nova barra lateral simplificada para ficar mais fácil de usar com os dedos.


Active ImageActive ImageActive ImageActive Image


Na nova barra lateral temos a tecla para bater a foto ou começar a filmar, um atalho para as configurações do flash e um botão para abrir um menu que cobre a tela com as outras configurações da câmera. Aí temos as opções de sempre, com o modo (noturno, close, paisagem, etc.), alterar modo vídeo/foto, timer, tom de cor, sequência, mostrar grade e os ajustes de contraste, exposição, etc.


 Active ImageActive ImageActive Image


No modo de vídeo temos ainda a opção de deixar o flash ligado para iluminação da cena. Nas fotos o flash é até bom para uso próximo, mas é preciso tomar cuidado para não deixar a foto tremida. 


 Active ImageActive ImageActive Image


As fotos tiradas pelo 5800 são um pouco fracas para uma câmera desse nível, com alto nível de ruído prejudicando os detalhes. As cores são boas, vibrantes, sem muito excesso para uma tonalidade e o contraste é aceitável, embora o ruído aparece mais em áreas escuras. 


O ponto positivo aqui fica para as fotos em close, que têm um bom foco e não perdem muito com a ausência de detalhes.


O uso da câmera é muito bom, sem demora para focar e processar as imagens capturadas, voltando rápido para tirar a próxima foto. Os menus e atalhos funcionam muito bem, também sem demora. A tecla dedicada da câmera é que deixa um pouco a desejar pela falta de definição clara entre focar e tirar a foto, sendo um pouco "fofa".


Galeria (fotos e vídeos)


Tirando a ausência da rolagem cinética, que pesa bastante, a galeria de imagens e vídeos funciona bem. Isso porque a rolagem pela barra lateral não é o ideal, mas funciona bem.


De resto o uso da galeria é rápido e com boas funcionalidades. Ela abre mostrando as últimas imagens, respeitando a ordem cronológica. As mais novas estão em cima, o que deixa o uso bem intuitivo. 


Active ImageActive ImageActive Image


Ao se abrir uma imagem, ela já aparece em tela inteira e podemos navegar pelas próximas ou anteriores arrastando o dedo na direção desejada, que funciona bem. Ao tocar a tela são mostrados os atalhos para opções, sair da exibição, botões para enviar, deletar e reprodução de slides e a barra de zoom. O zoom pode ser acionado pelas teclas de volume na lateral do celular e funciona rapidamente.


Nas opções temos as opções dos botões mais exibição de detalhes, atalho para o editor, uso dela em contatos ou papel de parede, renomear, etc. Uma galeria muito funcional e rápida, que com a rolagem cinética estaria próxima a perfeição. 






Especificações completas do Nokia 5800 XpressMusic 


Conectividade


 


Em termos de conectividade o 5800 está bem servido, com Wi-fi, Bluetooth e USB, além de um bom navegador. A novidade interessante é o atalho na tela inicial, exibido ao se tocar ao lado do indicador de carga da bateria. O menu suspenso da acesso direto ao menu de conexões e lista as que estão ativas, permitindo clicar nessas para visualizar diretamente suas propriedades.


Active ImageActive Image


Aqui perdemos o assistente de WLANs que existia nos modelos não touchscreen, que permitia gerenciar esse tipo de conexão diretamente na tela inicial. Bluetooth e USB funcionam muito bem, com conexões facilitadas e boas taxas de transferência.


 Active ImageActive ImageActive Image


O navegador é bom, exibindo páginas complexas muito bem, com opções de favoritos e várias outras em um menu suspenso acionado por um botão lateral. Lá encontramos ainda teclas para digitar endereço, zoom, opções e sair do browser.


 Active ImageActive ImageActive ImageActive Image


Justamente em um dos poucos lugares que temos a rolagem cinética, ficamos decepcionados. O navegador permite arrastar os dedos pela página, mas a movimentação é lenta e mal definida, prejudicando a usabilidade. De maneira geral o navegador é muito bom, mas isso deixou a desejar.


 


Organizador


 


Para organização do tempo e de suas atividades, o Nokia 5800 tem praticamente os mesmos recursos dos modelos anteriores da empresa. O calendário tem uma boa visibilidade, tanto na horizontal quanto na vertical e permite a criação de eventos que aparecem ao selecionar o dia correspondente.


 Active ImageActive ImageActive ImageActive Image


Se escolher a tela inicial com links para aplicativos você verá os próximos eventos em uma das linhas dela. Temos também um atalho para abrir o calendário ao clicar na data na tela inicial. Ao tocar o relógio abrimos uma tela onde podemos mudar suas configurações, gerenciar alarmes e usar o relógio mundial para ver o horário em outros países.


 


Outros recursos 


 


O primeiro aplicativo que nos chamou a atenção, apesar de ser básico é muito útil e incomum em celulares: um dicionário. Ele tem funcionamento simples e suporte para diversas línguas, bastando baixá-las direto do programa.


Active ImageActive Image


Basta selecionar o idioma original e o para a tradução e digitar a palavra, sendo exibidos em tempo real opções que se encaixam no que está escrevendo. Ao selecionar a palavra desejada o significado aparece na língua escolhida. Não é o dicionário mais completo que existe, mas tem um bom acervo e com certeza é muito útil.


Para diversão pura temos três jogos completos no 5800. O Global Race é um tradicional jogo de corrida, onde se controla a direção do carro inclinando o celular. Funciona bem e é uma opção simples e divertida. 


Active ImageActive ImageActive ImageActive Image


Depois temos o Guitar Rock, que é um jogo de música como os famosos Guitar Hero e RockBand dos vídeo-games. Nele é recomendável o uso da canetinha, já que ao acionar os botões com os dedos perde-se um pouco da visão da tela, atrapalhando o momento exato de acionar as "cordas".


Por último temos o Bouce Touch, onde controlamos uma bolinha arrastando o dedo na tela. Também um jogo simples e bom entretenimento.


Um aplicativo muito comum e presente nesse Nokia é o gravador de voz, que pode ser muito útil também e apresenta a funcionalidade básica e eficiente desse tipo de programa. 


Active ImageActive ImageActive ImageActive Image


Outros dois programas simples que temos aqui são o conversor de unidades e a calculadora. Essa última só deixa um pouco de confusão ao manter destacada a última tecla usada.


Active ImageActive ImageActive Image


O GPS integrado do Nokia 5800 é rápido para travar em sua localização mesmo em ambientes fechados, com auxílio do A-GPS. O Nokia Maps é fácil de usar e torna a navegação muito simples.


 


Palavras finais: Telas sensíveis ao toque estão cada vez mais presentes em nossas vidas, não deixando dúvidas sobre suas vantagens. Para determinados usos ainda podem não ser a melhor opção, mas estão sendo aprimoradas com rapidez e conquistando seu espaço.


A Nokia demorou um pouco para entrar na onda, mas parece que agora vem pra valer, começando pelo modelo 5800 XpressMusic. A interface ainda não está em sua melhor forma, mas já é muito interessante, com aplicações boas, uma tela de boa qualidade que não deixa espaço para falhas e hardware que suporta bem as funcionalidades do celular. 


O 5800 é voltado para diversão e o uso sem compromissos, já mostrando sua vocação logo ao manusear o celular, o que é muito agradável. Talvez o preço esteja um pouco alto para essas especificações, mas não esqueçamos que se trata de um smartphone com capacidades bem altas.


Só esperamos agora que a Nokia continue desenvolvendo a usabilidade do Symbian touchscreen e nos mostre que veio com tudo para a competição com as outras marcas, que não estão para brincadeira. 


Agradecemos à Nokia do Brasil por ceder o celular para testes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário