sábado, 25 de julho de 2009

Teste: Nokia N85

Características principais


- Tela AMOLED de 2,6 polegadas


- Câmera de 5 megapixels


- Carregamento por USB


- Acelerômetro


- Design dual-slide


- GPS, Wi-fi e Bluetooth estéreo 


 


Pontos negativos


- Teclas rangendo


- Sem transmissor FM (mas ele virá por atualização) 


 Active ImageActive ImageActive ImageActive Image


Construção e ergonomia


 


Vamos começar com a análise da parte de hardware do N85, olhando seu exterior onde fazemos contato com o celular. Ele é um slider duplo com teclado alfanumérico abaixo e teclas de execução e jogos acima. Tem a tela dominando a maior parte na frente do aparelho e teclas disfarçadas abaixo dela. Pode até ser confundido com um celular mais simples pela sua forma discreta.


 Active ImageActive ImageActive ImageActive Image


As bordas emborrachadas ajudam a não chamar atenção e dão uma boa sensação ao usar o celular. O que não agradou foram as teclas em volta do direcional. O direcional em si é muito bom. Deram uma melhorada em comparação com o N78, então toques errados são bem raros. Mas os botões de seleção direito e esquerdo, ficam rangendo ao serem apertados.


 Active ImageActive ImageActive ImageActive Image


Active ImageActive ImageActive ImageActive Image


Fora esse barulhinho irritante, as teclas ali na frente são bem definidas e dão um bom retorno ao serem pressionadas. Com o relevo dos botões vermelho e verde, fica mais difícil também errar e apertar as teclas próximas. 


 Active ImageActive ImageActive ImageActive Image


O mecanismo de slide é suave, muitas vezes até demais. Ele tem um funcionamento bom, mas pode passar da conta e abrir para o outro lado algumas vezes, devido a essa suavidade. As teclas do slide superior são muito boas, bem definidas e com resposta adequada. O teclado no slide inferior também tem botões com bom tamanho e resposta, só faltando uma divisão entre as teclas ao lado. 


 Active ImageActive ImageActive ImageActive Image


No lado esquerdo do N85 temos as teclas de volume, a de bloqueio e a da câmera. Os botões de volume são muito bons, com boa resposta e boa distinção, facilitando o uso sem olhar para eles, numa ligação, por exemplo. A tecla de travamento do telefone é muito boa, bastando arrastá-la para travar ou liberar o aparelho. O botão da câmera é que deixou a desejar. Apesar de ser bem destacado, não tem uma boa resposta, principalmente pela difícil distinção entre os níveis de foco e de disparo. Ele parece meio "fofo". 


Active ImageActive ImageActive Image


Temos ainda a tampa da bateria, que tem um bom mecanismo de abertura, mas deixa uma pequena folga que pode ser irritante. Também temos a entrada para cartões microSD, que tem fácil abertura e fechamento. Só tivemos dificuldades para colocar e tirar o cartão com a unha. Parece que ele fica um pouco mais fundo que em outros celulares, exigindo um objeto pontiagudo para chegar até o mecanismo de travamento. 


 Active ImageActive ImageActive Image


No topo do celular, temos o conector de áudio/vídeo de 3,5 mm, a tecla para ligar e desligar e o conector microUSB para transferências e carregamento da bateria do N85. A conexão do carregador microUSB tem a vantagem de excluir uma entrada e carregar quando ligado ao computador, mas não é compatível com o carregador padrão da Nokia, e o N85 não vem com um adaptador. Isso não é tão ruim porque deve se tornar o padrão da marca em breve.


No geral o N85 tem uma boa construção e a ergonomia do aparelho e suas teclas é muito boa. O desenho arredondado e a borda emborrachada dão uma ajuda e fazem dele um celular agradável de manusear. 






Interface e usabilidade


 


Aqui temos uma grande novidade que apresenta um sistema sem novidades. O Symbian S60 3rd Edition com Feature Pack 2 já é bem conhecido, como no N78 que testamos, mas ele é apresentado em uma linda tela OLED de 2,6 polegadas. Veja a comparação com o N78:


 Active ImageActive Image


A tela tem cores vibrantes e a qualidade do preto e do branco são notórias. Assistindo o filme do Batman, The Dark Knight, que acompanha o celular, é possível notar isso muito facilmente: nas cenas escuras, que estão no filme inteiro, não se nota a diferença do preto na tela e do preto da borda do aparelho. A divisão parece não existir. 


 Active ImageActive ImageActive ImageActive Image


Nas imagens acima você vê a tela inicial, onde podemos ter atalhos, a busca global, compromissos, acesso às redes Wi-fi e o link para o compartilhamento on-line. Em seguida o menu principal, onde começamos a navegar pelas funções do celular. Aqui vemos também um ótimo recurso de usabilidade que está perfeito no N85: o acelerômetro, que faz a tela girar ao mudarmos a posição do aparelho. Ele funciona sem demora, com resposta imediata, e sem travamentos inconvenientes. 


 Active ImageActive ImageActive Image


Temos ainda a luz do direcional, que pode ser desligada, e está mais fraca que a do N78, incomodando menos em ambientes escuros. Outra característica muito boa do N85, fica na possibilidade de escolher várias formas para travar as teclas do celular. Além do botão dedicado, pode-se escolher se quer que o aparelho fique bloqueado ao fechar os slides.


A capacidade elevada da bateria proporciona uma boa durabilidade. Ele não é nenhum celular que dura a semana inteira, mas, provavelmente ajudado pelo menor consumo da tela OLED, o N85 pode aguentar bem alguns dias de uso moderado. 


 


Ligações, contatos e mensagens


 


Não tivemos surpresas com as ligações feitas e recebidas no N85. Elas têm boa qualidade e o celular tem o conhecido sistema de registro de chamadas recebidas, discadas e perdidas. A falha comum aos celulares da Nokia, vem na ausência de smart-dial.


A boa surpresa veio dos alto-falantes, que tem boa qualidade e um ótimo volume. Posicionados do lado direito do celular, um no alto e outro embaixo, proporcionam uma boa experiência para assistir vídeos e não deixam a desejar em relação aos toques e uso do viva-voz.


 Active ImageActive ImageActive ImageActive Image


A agenda de contatos também não tem novidades. Com diversos campos para registrar todo tipo de informação, busca rápida por texto e atalhos para chamadas e mensagens, ela cumpre muito bem seu papel.


 Active ImageActive ImageActive ImageActive Image


As mensagens estão bem cobertas no N85, comum nos aparelhos com o sistema Symbian. A digitação rápida de texto (T9) funciona muito bem, tendo um dicionário vasto. A múltipla seleção de destinatários facilita na hora de mandar mensagens para vários contatos e os modelos de mensagem podem economizar um tempo na correria. 


O bom teclado também ajuda a escrever no celular. O bom retorno das teclas e o tamanho adequado dessas, proporcionam uma boa experiência nesse quesito. 






Multimídia


 


Multimídia é praticamente o sobrenome da série N da Nokia. Como nos últimos celulares da série, o N85 tem uma tecla dedicada para abrir as principais funções desse tipo, ao lado do direcional. Lá são encontradas páginas para escolher itens de fotografia, música, vídeo, contatos, internet e locais.


É possível reordenar a lista para ter acesso mais rápido aos itens que você mais usa, bastando dois cliques para ver a última foto capturada, por exemplo. 


Active Image


A grande decepção fica pela ausência do transmissor FM, como aconteceu com o N78. Mas dessa vez, a assessoria de imprensa da Nokia diz que o recurso será habilitado por uma atualização no segundo semestre de 2009, ainda sem data definida. Menos mal, né?


Música


A parte de música já é bem conhecida pelos usuários de celulares com Symbian. O music player tem todas as opções para ouvir seus artistas favoritos, com organização por álbuns, artistas, gêneros, compositores ou todas as músicas. Pode-se ainda criar listas de reprodução para juntar faixas usando seus próprios critérios.


Active ImageActive ImageActive ImageActive Image


Com a música rolando, pode-se apertar a tecla END e usar o celular normalmente, que o que estiver tocando aparece na tela inicial. Outra facilidade são os botões de reprodução, posicionados na parte superior do slide, que facilitam para passar ou voltar a música e pausar ou parar o que está tocando. 


Active Image 


Outro recurso na parte musical é o rádio FM, que tem os recursos básicos e funciona muito bem, buscando automaticamente as estações disponíveis e salvando como o usuário quiser.


Câmera


O N85 tem uma câmera de 5 megapixels com autofoco e lentes Carl Zeiss. As fotos não são as melhores nessa categoria de resolução, mas tem cores fortes e são de boa qualidade. O geotagging funciona muito bem, ajudado pela ótimo GPS, ele marca a localização de suas fotos e vídeos.


Active Image


O botão dedicado da câmera, apesar de bem destacado, não define muito bem aonde termina o nível de foco e começa o nível de captura. Por outro lado, a tampa da câmera tem um funcionamento suave e firme, ligando e desligando essa função de acordo com sua posição.


A gravação de vídeos é excelente, com boa resolução e 30 frames por segundo, essa parte se destaca mais que as imagens estáticas. E você ainda pode usar o flash duplo como iluminação. 


Galeria (fotos e vídeos)


A galeria também é uma velha conhecida dos usuários de Symbian. Com melhorias que vieram com o tempo, ela é muito funcional.


Active ImageActive ImageActive ImageActive Image


É possível ver as imagens e vídeos em modo paisagem ou retrato, coma a ajuda do acelerômetro, e temos uma visão geral de miniaturas em forma de arco.


Active Image 


As teclas do slide superior pode ser usadas para começar e para uma apresentação de slides e mudar o nível de zoom para as visualizações. Essa última parte é o ponto negativo da galeria no N85: as fotos demoram para aparecer com a visualização ideal, ficando "fora de foco" por um bom tempo, e isso acontece mais gravemente ao mudar o nível de zoom. 


 


Conectividade


 


O navegador nativo do Symbian já muito bom a algum tempo e no N85 ele não foge à regra. Ajudado pela boa resposta do acelerômetro, ele exibe páginas complexas muito bem. 


 Active ImageActive Image


O recurso de mostrar a página toda, com um quadrado indicando onde será feito o zoom na ponta do cursor, ajuda a se localizar e navegar por sites grandes. 


Bluetooth, USB e Wi-fi tem seu uso também muito bom, com destaque para o assistente do último, com atalho na tela inicial que ajuda a localizar e conectar a uma rede sem fio rapidamente.






Outros recursos 


 


O GPS é muito bom, com resposta bem rápida e funcionando até dentro de um prédio, com um andar em cima. Com o Nokia Maps 3.0, podemos ver imagens de mapa ou de satélite e criar rotas de navegação de carro ou a pé.


 Active ImageActive ImageActive ImageActive Image


Realmente ficamos impressionados com a velocidade de funcionamento do GPS no N85, além da sensibilidade do sensor. 


Infelizmente o N85 não vem com nenhum jogo da plataforma N-Gage instalado. Ele tem alguns jogos "normais" que não utilizam as teclas do slide superior. Instalamos alguns demos e gostamos da utilização dessas teclas, que deixam os jogos mais divertidos e fáceis de operar.


Um aplicativo muito interessante que acompanha o celular é o Sports Tracker, que te ajuda a acompanhar sua rotina de exercícios. Ele utiliza o GPS e o acelerômetro do celular para mostrar seu ritmo e distância percorrida, além de marcar o tempo e mostrar o trajeto em um mapa. 


 Active ImageActive ImageActive Image


Então o programa registra seus exercícios diariamente para que você possa ter conhecimento de sua evolução. Muito legal para esportistas.


Os recursos de organizador também estão lá, com calendário marcando compromissos e tarefas e os exibindo na tela inicial. Notas, alarmes, calculadora, conversor de medidas e gravador de voz completam o pacote de aplicações básicas que fazem bem o seu trabalho.


Aqui temos ainda os aplicativos de documentos Office e PDF, que fazem o básico para a leitura desses arquivos. Uma pena que eles não permitem a edição dos documentos nem a criação e novos, o que não é tão ruim, já que o N85 não é focado no trabalho. 


 


Palavras finais: 


O Nokia N85 não é nenhuma revolução. Essa é a principal constatação depois de usá-lo e conhecendo seus antecessores da série N. Com seu desenho discreto, talvez até demais, ele só chama atenção quando se olha para a tela OLED, esse talvez o único verdadeiro destaque do celular.


Não estamos dizendo que esse aparelho é ruim, muito pelo contrário. Ele é um faz-tudo com muita competência. Ficamos decepcionados com as teclas frontais, a tampa da bateria e a tecla da câmera, mas o restante mostra um pacote de funcionalidades muito bom e sem o preço exorbitante de outros celulares parecidos. 


Temos aqui um celular completo, um smartphone que te dará muita diversão e um pouco de funções de trabalho, se você precisar. O Nokia N85 dificilmente te decepcionará, se o que está procurando estiver nesse âmbito. 


 


Agradecemos a Nokia do Brasil por ceder o aparelho para testes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário