sexta-feira, 6 de março de 2009

Teste: Samsung F480 TouchWiz

Características principais


- Tamanho


- Tela de 2,8 polegadas


- Câmera de 5 megapixels com autofoco


- Boa construção


- Interface TouchWiz com widgets


- 3G


- Bom retorno tátil 


Pontos negativos


- GSM somente tri-banda


- Sem teclado QWERTY virtual


 Active ImageActive ImageActive ImageActive Image


Construção e ergonomia


O Samsung F480 tem uma construção muito boa, com materiais de qualidade e um desenho bonito e elegante. A parte traseira em metal "escovado" dá um contraste interessante com a frente escura e brilhante. O aparelho tem um tamanho muito bom e proporciona uma sensação bem sólida ao manuseá-lo, mas nada pesado.


 Active ImageActive ImageActive Image


Na parte da frente temos as teclas de discar e encerrar chamadas (esta servindo para ligar e desligar o aparelho e voltar a tela inicial), além da tecla de comando central. Elas são bem definidas e tem bom funcionamento. Além da tela, temos aí a saída de áudio e ao lado, a câmera secundária para vídeochamadas, meio escondida pelo vidro que recobre toda a parte frontal.


 Active ImageActive ImageActive ImageActive Image


Os botões do aparelho têm boa ergonomia, com acionamento bem reconhecível. O botão da câmera que deixa um pouco a desejar, pelo fato de não ser muito preciso o limite entre o foco e a captura da imagem.






Interface e usabilidade


A novidade desse aparelho é a estréia da nova interface da Samsung, chamada TouchWiz. Ela é apresentada numa tela de 2,8 polegadas, com imagem muito boa, favorecendo as cores fortes do sistema e com brilho muito bom (e ajustável). A visibilidade sofre um pouco sob luz direta, mas o bom contraste do design da interface facilita a usabilidade nesses casos.


 Active ImageActive ImageActive Image


A primeira novidade que se nota já na tela inicial, é a presença dos widgets, que são pequenos aplicativos que estão disponíveis sem precisar entrar no menu ou usar teclas de atalho. Os widgets ficam na barra lateral e podem ser arrastados para o meio da tela quando se quer usar sua função específica. Por exemplo, se você quer escutar uma música, arraste o widget do music player da barra lateral para o centro da tela. Você verá o nome da última música executada e botões de controle, bastando apertar o play para começar a tocar. Se quiser ir para sua seleção de músicas, dê dois toques no widget e será levado para o menu do player. 


 Active ImageActive ImageActive ImageActive Image


De maneira geral a interface tem uma boa resposta, não sendo muito rápida em alguns momentos, mas nada que comprometa a experiência. O destaque fica por conta do sistema de retorno tátil (haptics feedback), que faz o aparelho vibrar a cada toque. Essa vibração junto com a resposta visual faz a usabilidade ser muito boa. O nível de vibração também pode se ajustado.


A falta de agilidade do sistema só atrapalha um pouco na hora de digitar, pedindo um pouco de paciência. Isso é agravado pela ausência de um teclado QWERTY virtual, que agilizaria muito a entrada de texto. Uma dica importante: se quiser editar o meio de uma palavra ou texto, toque a tela abaixo de onde quer editar. Se tocar diretamente na palavra, o aparelho costuma não aceitar o comando. Isso fica mais difícil quando o texto chega a ter mais de uma linha, mas com o tempo se acostuma.


 Active ImageActive ImageActive Image


Uma coisa importante para melhorar sua experiência com o aparelho, é fazer o ajuste da tela de acordo com o seu uso. O primeiro e mais importante, é regular os pontos de toque, como se vê na primeira figura acima. Essa calibragem deve ser feita da maneira como você usa o aparelho com mais frequência, com uma ou duas mãos, com o polegar ou indicador, etc. Isso aumentará a precisão de seus toques.


 Active ImageActive ImageActive Image


Depois das regulagens, vemos que o uso do aparelho através da interface TouchWiz é muito prazeroso. Com cores vivas e visualização adequada, o desenho dos menus e opções é bem feito e destaca com clareza os itens disponíveis. Acima vemos o menu de configurações e as opções de widgets a mostrar na tela inicial. 


 Active ImageActive ImageActive ImageActive Image


Um detalhe que dificulta um pouco a navegação dos menus secundários é a necessidade de selecionar a opção voltar em submenus, como na última imagem acima. Não é possível apenas tocar outro ponto da tela para voltar ao menu superior, como no exemplo, se você não quer a opção "Novo contato", onde apareceu o submenu para selecionar " Telefone" ou "Chip", toque a opção voltar para escolher outro item como "Ver" ou "Enviar mensagem".


Outro detalhe para se acostumar é a diferença na rolagem das listas. Em outros aparelhos com touchscreen é mais comum arrastar o dedo como se estivesse "puxando" a tela (se quer ver o que está abaixo, arraste de baixo para cima). No F480 é preciso passar o dedo como numa barra de rolagem, arrastando-o na direção do que se quer ver (se quer ver o que está abaixo, arraste de cima para baixo).


Fora esses pequenos detalhes, o F480 proporciona uma experiência muito agradável com sua interface simples e fácil de usar. 


 


Ligações, contatos e mensagens


A função básica do F480 é bem exercida, com boa qualidade das ligações e volume dentro da média. Para a função de agenda, o aparelho tem um bom sistema de contatos, com muitos campos de informação de entrada e utilização fácil e intuitiva. Ficou de fora a função de "Smart Dial", onde podemos digitar um número e são mostradas as entradas compatíveis na lista de contatos. O Samsung possui apenas uma busca simples, localizada no alto dessa lista.


 Active ImageActive ImageActive ImageActive Image


O registro de chamadas também está lá, com as listas de chamadas recebidas, efetuadas e perdidas, com suas funções normais.


 Active ImageActive ImageActive ImageActive Image


O aplicativo de mensagens também está na média, com as opções básicas e uma boa previsão de texto (T9). Aqui a falta de um teclado QWERTY é lembrada, mas a usabilidade geral é muito boa.






Multimídia


O Samsung F480 não é exatamente voltado para multimídia, mas não faz feio e tem alguns truques na manga.


 Active ImageActive ImageActive Image


Aqui nós vemos o acesso principal aos itens de multimídia. O menu principal dessa área mostra primeiro os tipos de arquivo, detalhando cada tipo em seguida. Essa subdivisão pode ser um pouco confusa, deixando dúvidas de onde estão as fotos que você tirou com o aparelho, por exemplo.


Nessa tela detalhada podemos navegar pelos tipos de arquivo (imagens, música, vídeos) com as setas laterais no alto da tela, o que não é muito fácil de acertar com os dedos. Na última foto acima vemos a distribuição da memória gasta e a quantidade disponível. 


Música


O tocador de música do F480 é simples e eficiente. Primeiro temos a organização padrão, podendo ver as músicas por artista, álbum, etc., além do acesso à última executada e as listas de reprodução.


Na tela de reprodução temos a capa do álbum (se disponível), nome da música e artista em destaque, com boa visualização. Em seguida temos botões para avaliar a música, reproduzir aleatoriamente e repetição. Por último os botões de controle da reprodução, fechando a execução padrão, que funciona muito bem. 


 Active ImageActive ImageActive ImageActive Image


O destaque aqui, fica por conta do widget na tela inicial. Você pode sair do player como mostramos antes e deixar a música rolando, sendo controlada por esse pequeno aplicativo visto na última imagem acima. É possível voltar ao player completo dando dois toques nesse widget.


Active Image


E o outro recurso musical é o rádio FM presente no aparelho. Ele também funciona muito bem em sua simplicidade, com os controles de seleção de estações e atalhos para as tarefas necessárias e rádios salvas.


Câmera


Os 5 megapixels do F480 dão uma força para as imagens tiradas com o aparelho. O resultado é bom, perdendo um pouco na distorção de cores, mas com bom detalhe e contraste.


A interface da câmera é ótima de se usar, com as informações do que está ativo no alto da tela e um menu com ícones grandes que aparecem na tela toda ao ser acionado. O uso para fotografias só perde um pouco pela demora entre os disparos. 


 Active ImageActive ImageActive ImageActive Image


O flash quebra um bom galho. Apesar de não fazer muito efeito a distâncias maiores, mas pequenas ele pode salvar uma foto que não seria possível sem sua presença. 


O botão de acionamento da câmera, como citado, não é muito bom, com sensibilidade não muito precisa, porém fácil de localizar pelo tato. Vídeos gravados na câmera são bons, também com operação fácil e intuitiva da interface de utilização.


Galeria (fotos e vídeos)


O lugar para ver suas imagens e vídeos tem uma boa visualização das miniaturas e ótima navegação.


 Active ImageActive ImageActive ImageActive Image


As fotos podem ser vistas em tela cheia e nas duas últimas fotos acima vemos aplicações do editor de imagens. Ele pode ser muito útil e divertido, permitindo diversas edições e aplicações de efeitos nas suas imagens.


 Active ImageActive Image


A execução de vídeos é feita diretamente em tela cheia. Nas fotos acima o vídeo incluído no aparelho, de uma cantora da linha Britney Spears, aparece com as laterais cortadas. Mas isso não é a regra, pode ser pelo tamanho do vídeo que está no formato 3gp.


Outros vídeos aparecem realmente em tela cheia e são reproduzidos sem engasgos. As funções mostradas na primeira foto acima aparecem ao tocar a tela, apresentando a duração da reprodução, opções para pausar, voltar ou adiantar, volume (que é controlado pelos botões na lateral do aparelho) e as opções (enviar, mover, detalhes do vídeo, etc.) 


 


Conectividade


O F480 tem as opções básicas de conectividade. Bluetooth e USB funcionam sem engasgos, com boas taxas de transferência e com boa funcionalidade de envio e recebimento entre telefones da opção sem fios.


 Active Image


O navegador presente nesse celular decepciona, principalmente pela presença de uma tela tão boa. Ele não se dá bem com páginas complexas e tem baixa velocidade, ajudada quando não se está em uma rede 3G. Mas sempre é uma opção a instalação de um outro navegador para aproveitar a internet no celular.






Organizador


As funções de organizador presentes nesse celular também fazem a sua parte de forma prática e eficiente. O calendário tem as funções de criação e visualização de compromissos, tarefas, etc., com várias opções de personalização.


 Active ImageActive ImageActive ImageActive Image


Múltiplos alarmes podem ser configurados no F480 e o gravador de voz é uma utilidade bem vinda, que é simples e faz o serviço.


 


Outros recursos 


Aproveitando a funcionalidade da tela sensível ao toque, o celular proporciona aplicativos para diversão, como o jogo Tangram, onde as peças são arrastadas para formar a imagem e o "Paint Brush" do F480, onde pode-se escolher pincéis, lápis, cores e formas para desenhar.


 Active ImageActive ImageActive ImageActive Image


Temos também o jogo Photo Puzzle, onde se montam quebra-cabeças formados por imagens, utilizando também do recurso de arrastar as peças.


 Active ImageActive ImageActive ImageActive Image


Outros aplicativos incluem um cronômetro, contador regressivo, horário mundial e um conversor de medidas. Ele também possui um visualizador de documentos, mas esse é realmente pouco usável, principalmente pela péssima navegação, onde é preciso acertar "setinhas" para subir ou descer, não permitindo a rolagem ao se arrastar o dedo na tela.


 


Palavras finais: Aí está um feature phone fácil e divertido de se usar. O Samsung F480 TouchWiz inaugura uma nova interface que é bonita e com boa usabilidade. Para quem não precisa de um smartphone, mas quer uma tela grande e boa usabilidade, essa é uma boa escolha.


Pelo tamanho adequado e boa construção, o celular F480 oferece uma vantagem a mais sobre telefones poderosos mas que não são amigos do bolso. Um conjunto muito interessante feito pela Samsung, que deve fazer muito sucesso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário