terça-feira, 29 de julho de 2008

Teste: Nokia N95

Características principais
Design "dual-slide"
Ótima câmera
GPS
Tela
160 mb de memória interna
Pontos negativos
Bateria
Teclado
ImageImage
Design, construção, ergonomia
A primeira coisa que nos chamou a atenção no N95 foi o fato de que esse aparelho é muito mais bonito do que parece nas fotos, além de mais agradável ao toque do que poderíamos imaginar. Apesar de não ser nenhum destaque no quesito tamanho, com suas medidas apenas dentro da média, o modelo tem um peso abaixo das expectativas e se acomoda muito bem nas mãos. A superfície da parte traseira do aparelho, com um toque aveludado, é bem agradável. De forma geral, o N95 transmite robustez com uma ótima sensação de leveza.
ImageImageImage
Já não podemos ser tão elogiosos quanto à precisão de alguns botões. O teclado alfanumérico leva a alguns erros, principalmente nas teclas mais baixas (muitos toques no asterisco quanto tentávamos alcançar o número 7). E o que mais desagradou foram os vários aplicativos fechados ao tentar utilizar a tecla "C", apertando juntamente a tecla "END".
ImageImageImage
Os outros controles do aparelho funcionam sem problemas. Fica apenas uma ressalva para a sensibilidade da tecla de disparo da câmera: ela ativa o celular, acendendo a tela, pelo mais leve toque. Isso se deve ao fato do botão ter dois estágios, sendo o primeiro e mais sensível, destinado ao foco da câmera. O problema disso é o maior gasto de bateria, o que já é um ponto fraco no N95.
ImageImageImage
O funcionamento do slide duplo é muito agradável e preciso. O único porém fica por conta de uma pequena folga com o slide na posição central, deixando um pequeno movimento pra cima e pra baixo. Nada exagerado ou que incomode.
Display, interface do usuário
A usabilidade do aparelho está de acordo com os demais modelos equipados com o sistema operacional Symbian: fácil, intuitivo e melhorado pela presença do Feature Pack 1. Esse pacote, como um Service Pack do Windows, proporciona melhorias de segurança e usabilidade, assim como adiciona funcionalidades como os múltiplos alarmes presentes no N95. Outra novidade interessante é poder ver em qualquer nível do menu, que programa está sendo executado no momento. Por exemplo: se tem algum aplicativo aberto, o ícone da pasta Aplicativos vem acompanhado de um círculo azul, indicando que alguém ali dentro está funcionando em segundo plano. Outra característica muito útil em termos de menu, é o menu rápido, acessado pelo botão específico à direita do controle direcional. Ele pode ser personalizado para exibir atalhos para itens mais usados pelo usuário, como aplicativos ou páginas da web.
Na tela de espera, são encontrados os atalhos configuráveis no alto, além das teclas de acesso direto, também configuráveis. São essas teclas também que travam o aparelho: aperte a da esquerda e logo em seguida a da direita. Essa utilização para o travamento atrasa um pouco a abertura do atalho adicionado para a tecla da esquerda, já que ela tem que dar um tempo pra ver se o usuário quer travar o aparelho. Mas a real desvantagem desse sistema de travamento, é o fato de que só é possível travar o aparelho na tela de stand-by.
Ótimo display. 2,6 polegadas de imagens claras, mesmo sob sol direto. A Nokia geralmente traz visores com boa visualização para seus aparelhos. Com esse tamanho de tela, acostume-se com marcas. O ruim é que a sujeira da tela acaba acumulando nos cantos, fazendo falta uma maior integração do visor com o corpo do
aparelho, de forma lisa e contínua.
Interessante reparar no funcionamento do sensor de luminosidade, que se encontra ao lado da segunda câmera, acima do display. Ele aumenta a iluminação da tela quando se está em um ambiente claro, além de apagar as luzes das teclas, permitindo uma melhor visão do display e economizando bateria. E faz o inverso em ambientes escuros, evitando o ofuscamento com a tela menos iluminada (e economizando bateria) e acendendo o teclado para melhor visualização.


Ligações, contatos, mensagens
A lista de contatos desse Symbian proporciona um incontável número de campos. Pra cada contato é possível inserir diversas informações: múmeros de telefone fixo residencial, geral e comercial, números de celular, e-mail, endereço, entre outros. É possível designar um número padrão para cada tipo de saída, como chamada de voz, mensagens e videochamada.
As ligações no N95 têm um áudio muito bom, ouvindo e sendo ouvido sem distorções. Graças aos dois alto-falantes posicionados nas laterais do aparelho, os toques são ouvidos em alto e bom som, diminuindo a possibilidade de tampar a saída de som quando o celular está num bolso ou bolsa. Os toques podem chegar a volumes realmente altos, então fique atento a configuração de cada um dos vários perfis de chamada, para usar de acordo com a necessidade. Esses perfis já vêm configurados para as situações mais comuns: Normal, Silencioso, Externo, etc., podendo ser modificados por vários parâmetros e permitindo ainda a criação de novos perfis para sua necessidade.
A parte de mensagens não tem nenhuma grande novidade, proporcionando praticidade para enviar e receber SMS, MMS e e-mail. Nas mensagens pode-se selecionar remetentes diretamente de sua agenda. Se o contato selecionado possuir mais de um número registrado e já tiver configurado o padrão para aquele tipo de mensagem, este é selecionado automaticamente. Se o padrão não tiver sido configurado, você será perguntado sobre qual entrada usar.
Câmera, arquivos e multimídia (music player, vídeo player, fotos)
A câmera. Pra começo de conversa, em um evento social que estava tirando fotos com o N95 chegaram a me perguntar: "Que câmera é essa?". Nada mais justo. Se você quer estar com uma câmera o tempo todo, esse Nokia é uma ótima opção. Tirando a ausência do zoom ótico e um flash de verdade, esse celular pode suprir suas necessidades de uma câmera amadora, graças ao conjunto de lentes de qualidade e resolução de 5 megapixels.
O N95 consegue fazer fotos semelhantes a uma câmera de capacidade equivalente, com boa captação de cores e contraste adequado. E o celular conta ainda com uma usabilidade muito boa para as funções fotográficas. A tampa da lente começa o processo de forma natural: abriu, ligou a câmera, fechou, desligou. E isso mesmo se o aparelho estiver com o teclado bloqueado. Abrindo a lente ele desbloqueia, travando de novo assim que esta é fechada.
ImageImage
O flash composto por um LED, apenas quebra um galho para imagens em ambientes muito escuros. Principalmente por ter um alcance curto, servindo mesmo somente para coisas próximas. E em ambientes com pouca iluminação, apesar da falta de ajuste manual da exposição, é possível fazer boas fotos sem o flash. Já o autofoco funciona muito bem, com destaque para as fotos em macro, utilizando o modo de close, que são realmente boas.
A galeria tem um botão dedicado no lado direito do aparelho. É um acesso rápido, mostrando de cara a última foto ou vídeo registrado. É possível navegar pelo conteúdo diretamento, usando as setas direcionais, ou clicar em voltar para ver a seqüência dos próximos ou anteriores em miniaturas. O funcionamento é bem simples e um pouco lento, com opções para zoom e algumas edições básicas, incluindo um editor de vídeo, onde se pode unir vários vídeos e fotos, com textos e música.
O tocador de música não tem muitas novidades em relação a modelos anteriores. Tem um visual pouco diferente e usabilidade semelhante. Ele pode ser acionado apertando a tecla "play" no slide superior, mostrando a última música executada. Ouvir música no N95 é uma tarefa fácil e com velocidade razoável, ainda mais pela comodidade do conector de fones de ouvido padrão (3,5 mm ou P2), permitindo a utilização de qualquer fone de ouvido com esse tipo de plugue.
O vídeo player presente no aparelho é o Real Player. Com funcionamento bem simples ele executa vídeos em tela cheia ou normal, quando executado um vídeo diretamente e já executa em tela cheia quando executado a partir da galeria.


Navegador, conectividade
O navegador de internet desse Symbian 9.2 está melhor que o da versão 9.1. Agora é possível utilizar várias janelas, não tivemos problemas com cache como na versão anterior e a navegação de forma geral é muito agradável. Além disso sempre temos como vantagem ao usar Symbian, a possibilidade de instalar outro navegador como o Opera.
Image Image
No quesito conectividade, o proprietário desse celular está muito bem servido: Bluetooth, Infravermelho, USB e Wi-fi. Todos funcionam de maneira satisfatória, sem maiores destaques ou contras. O pesar como sempre, fica por conta da impossibilidade de se carregar a bateria do aparelho pela conexão USB.
Aplicações adicionais
O GPS é uma das estrelas aqui. E na verdade, infelizmente ele aparece principalmente como um "a mais", ou seja, o N95 não é um perfeito aparelho de GPS. O sistema de Global Positioning System do N95 funciona bem, mas ainda é um pouco lento. A navegação em tempo real, onde o aparelho monitora sua posição o tempo todo e te dá as orientações sobre o que fazer, deve ser comprada à parte. O que pode-se fazer de cara no aparelho, é traçar uma rota entre dois pontos e a cada ponto de referência (principalmente conversões) clicar no direcional pra cima, para ver a próxima parte.
ImageImage
Conclusao: O Nokia N95 é um dos aparelhos mais sofisticados do mercado. Chega com um pacote de recursos enorme, sendo um smartphone com uma grande capacidade multimídia. Não é o mais indicado para quem precisa de um aparelho para trabalho, mas pode quebrar um galho nesse quesito. Tem um tamanho razoável para suas habilidades, uma tela muito boa que ajuda em várias atividades e no geral funciona muito bem com algumas ressalvas.
Realmente um aparelho que pode trazer muita diversão e utilidade para muitos gostos, é um marco de inovação e convergência que chama atenção de qualquer pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário